Home
MATÉRIA ESPECIAL - Saneamento
MEIO AMBIENTE
Notícias / Comportamento
Notícias / Extra
Promoção Caneca "É Com Você"
SEGURANÇA DO TRABALHO
Saúde Ocupacional - Exposição ao Sol
URBANIDADE
EDITORIAL
NOTÍCIAS E INFORMAÇÕES
Comentário em Destaque
LEGISLAÇÃO
PERFIL
GALERIA DE FOTOS
CARTILHAS
Promoções
MATÉRIA ESPECIAL
Arquivos
Artigos Anteriores
Documentos de Orientação Básica (DOB)
Editoriais anteriores
Mensagens
Vídeos Motivacionais
Painel de Comentários
Fale Conosco
 
SEGURANÇA DO TRABALHO - Saúde Ocupacional - Exposição ao Sol
 
Occupational Safety & Health Administration (OSHA)

Agência de Saúde e Segurança do Trabalho.

 

U. S. Department of Labor / Ministério do Trabalho dos Estados Unidos.

=============================================================================

A Agência de Saúde e Segurança do Trabalho vinculada ao Ministério do Trabalho dos Estados Unidos está promovendo uma Campanha de prevenção a doenças ocupacionais ocasionadas pela exposição excessiva ao sol para os trabalhadores ao ar livre.

Doenças provocadas pela exposição excessiva ao sol podem ser mortais. Todos os anos, milhares de trabalhadores adoecem a partir de exposição ao calor, e alguns até morrem. Estas doenças e mortes podem ser evitadas.

Quem é afetado?

Os trabalhadores expostos a condições quentes e úmidas correm o risco de doenças provocadas pelo calor, especialmente aqueles que exercem trabalho pesado ou utilizam roupas e equipamentos de proteção volumosos. Alguns trabalhadores podem estar em maior risco do que os outros se eles não estabeleceram uma tolerância a condições de calor.

O que é doença provocada pelo calor?

Normalmente, o corpo se esfria pela transpiração. Durante o clima quente, especialmente com alta umidade, suor não é o suficiente. A temperatura corporal pode subir a níveis perigosos se não forem adotadas medidas de precaução. Doenças provocadas pelo calor variam de brotoejas e cãibras à exaustão pelo calor e insolação. Insolação requer assistência médica imediata e pode resultar em morte.

Como doenças provocadas pelo calor podem ser evitadas?

Lembre-se de três palavras: água, descanso, sombra. Os empregadores devem orientar seus trabalhadores sobre como, beber água com frequência, fazer pausas, e limitar a exposição ao calor, pode ajudar a prevenir as doenças provocadas pelo calor. Eles devem incluir estas etapas de prevenção em treinamento no local de trabalho e procedimentos. Os empregadores também devem ensinar aos funcionários a estabelecer, gradualmente, o trabalho pesado em condições quentes, porque isso ajuda a construir a tolerância ao calor - ou se aclimatar. Eles devem adotar medidas que ajudem os trabalhadores a se aclimatarem, especialmente os trabalhadores que são recentes no trabalho ao ar livre no calor ou estarem afastados do trabalho por uma semana ou mais. Por último, durante a primeira semana de trabalho, os empregadores devem aumentar gradualmente as cargas e permitir intervalos mais frequentes. Você deve planejar para uma emergência e saber o que fazer - agir com rapidez pode salvar vidas!

Guia de Treinamento para Prevenção de Doenças ocasionadas pela exposição excessiva ao Sol. (OSHA)

Por que é importante prevenir as doenças provocadas pelo calor?

·         Doenças provocadas pelo calor podem significar uma questão de vida ou morte. Trabalhadores morrem de insolação a cada verão e cada morte pode ser evitada.

·         Quando a insolação não mata imediatamente, ela pode “desligar” os principais órgãos do corpo causando danos ao coração, fígado, rim e músculo, problemas no sistema nervoso e doenças do sangue.

·         Lesão grave ou morte durante o trabalho, afeta a todos em um canteiro de obras.

·         Trabalhadores que sofrem de exaustão ao calor possuem maior risco de acidentes, pois estão menos atentos e podem estar confusos.

Sessão de Treinamento # 1: Efeitos do Calor na Saúde:

 

1.       Introduzir o tema, dizendo algo como isto:

Hoje vamos falar sobre como o calor pode afetá-lo e quais os sintomas que você deve observar. Exaustão pelo calor, muitas vezes pode afetá-lo antes mesmo que você perceba, por isso, é importante estar muito atento aos sinais.

2.       Pergunte ao grupo as seguintes questões:

(Espere até que respostam e, em seguida, utilize as caixas de resposta sombreadas para adicionar qualquer informação que falta.)

Assim como não podemos deixar o motor do carro superaquecer ou desligado, não queremos que o seu corpo fique muito quente. Vamos começar falando sobre o calor De onde vem o calor que faz com que causa o superaquecimento de nossos corpos?

Trabalhar ao ar livre, especialmente em clima quente e úmido, exposição ao sol, e realizar um trabalho físico pesado é algo que devemos levar a sério.
Quais são os sinais que você pode perceber se o seu corpo está ficando muito quente?

Estes são os primeiros sinais de que você precisa para se refrescar, descansar e beber água para deixar o seu corpo se recuperar. Se você não fizer isso, você poderá desenvolver alguns dos sintomas mais graves de exposição ao calor.
ATENÇÃO: Se você sentir-se FRACO, CONFUSO, ou se você VOMITAR - você precisa de ajuda RÁPIDA!

Sessão de Treinamento # 2: Como responder aos sintomas:

 

Digamos que uma trabalhadora da nossa equipe apresenta sinais de exaustão provocados pelo calor: ela está muito suada, fraca, e está com dor de cabeça. O que você acha que deve fazer?

 

Sessão de Treinamento # 3: Previnindo a exaustão pelo calor:

 

Quais são os passos importantes para evitar a exaustão provocada pelo calor?

  • Beber água pequenas quantidades com frequência, ao contrário de grandes quantidades com menos frequência.
  • Beba água, mesmo se você não sentir sede.
  • Evitar bebidas como refrigerantes ou café que contêm cafeína ou bebidas alcoólicas - Estas bebidas desidratam você e pode se tornar mais perigoso trabalhar sob calor intenso. Além disso, evite bebidas esportivas, pois contêm muito açúcar.
  • Durante uma onda de calor, é recomendado estabelecer intervalos mais frequentes.
  • Conversar com seu colega durante o turno de trabalho para se certificar de que está tudo bem. Às vezes, as pessoas com exaustão pelo calor ficam desorientadas e acham que estão bem.
  • Se você suspeitar de um problema, mantenha o controle sobre o seu colega de trabalho e avise seu supervisor.
Acesse o conteúdo completo do Guia no link: (conteúdo em Inglês / Espanhol) http://www.osha.gov/SLTC/heatillness/osha_heattraining_guide_0411.pdf
O Serviço Nacional de Meteorologia (National Weather Service) dos Estados Unidos vinculado a Agência Nacional de Climatologia e Oceanografia (NOAA) - National Oceanic and Atmospheric Administration – desenvolveu um Indicador de Calor (figura 1).

IMPORTANTE: Uma vez que os valores de índice de calor foram concebidos para locais sombreados e condições de vento fraco. A exposição a pleno sol pode aumentar os valores de índice de calor em até 15 ° C. Além disso, vento forte, especialmente com ar seco e muito quente, pode ser extremamente perigoso.

A Zona sombreada (laranja ou vermelho), cujo Indicador de Calor está acima de 40°C, mostra um nível que pode causar distúrbios cada vez mais graves com exposição prolongada ou atividade física.

O Indicador de Calor leva em consideração que grande parte dos trabalhadores (adotando medidas básicas segurança no trabalho e saúde) consegue trabalhar, quando o Indicador for < 33°C.

Por que a umidade é importante: umidade relativa é uma medida da quantidade de umidade no ar. O suor não evapora tão rapidamente como em um clima seco, quando o ar está úmido. Uma vez que a evaporação do suor da pele é uma das formas do corpo humano esfria-se em um dia quente, a alta umidade reduz o nosso potencial de resfriamento natural e nos sentimos mais quentes. A baixa umidade também pode ser um problema para os trabalhadores ao ar livre em climas quentes (desérticos). Em baixa umidade, o suor evapora muito rapidamente, isso pode levar a uma desidratação grave se a pessoa não beber água o suficiente durante o dia.

O Indicador de Calor pode ser usado para ajudar a determinar o risco de doenças relacionadas ao calor para os trabalhadores ao ar livre, quais ações são necessárias para proteger os trabalhadores e em que momento essas ações são tomadas.

Organização Mundial da Saúde (OMS) – World Health Organization (WHO)

Outro aspecto (muito importante) que deve ser, cuidadosamente, considerado nos treinamentos, é o efeito da Radiação Ultravioleta (UV) decorrente da exposição ao Sol sem proteção adequada.

A Figura 2 mostra o Indicador UV com as recomendações básicas de proteção.

Na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (UNCED), em 1992, foi declarado no âmbito da Agenda 21 que deveria haver atividades sobre os efeitos da radiação UV. Então, a OMS desenvolveu o Programa INTERSUN que você pode acessar por meio do Link: http://www.who.int/uv/en/ (em inglês).

BRASIL

O Ministério do Trabalho não disponibiliza em seu site, material (manual) contendo orientações p/ o treinamento de empregados e/ou empregadores na prevenção de doenças ocasionadas pela exposição excessiva ao calor.

NR-15 ATIVIDADES E OPERAÇÕES INSALUBRES

Anexo nº 3: Limites de Tolerância para Exposição ao Calor. Apresenta somente as Diretrizes para estabelecimento dos limites de exposição.

Link: http://portal.mte.gov.br/legislacao/norma-regulamentadora-n-15-1.htm

Art . 189 - Serão consideradas atividades ou operações insalubres aquelas que, por sua natureza, condições ou métodos de trabalho, exponham os empregados a agentes nocivos à saúde, acima dos limites de tolerância fixados em razão da natureza e da intensidade do agente e do tempo de exposição aos seus efeitos.

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) possui o Programa Sol Amigo (Educação Continuada) - http://solamigo.org/ - com foco na exposição à Radiação Ultravioleta (UV).

CONSIDERAÇÕES

Sem sombra de dúvida, os empregados devem aceitar as orientações e praticá-las no dia-a-dia, sendo que os empregadores precisam assumir a responsabilidade organizacional e promover os treinamentos necessários além de disponibilizar os EPIs indispensáveis à proteção dos trabalhadores.

VOCÊ, Leitor (a) também deve se conscientizar e disseminar os perigos da exposição prolongada ao sol, bem como adotar as medidas de proteção conforme seus hábitos e necessidades. (incluindo seus familiares e amigos!)

O É Com Você espera que haja uma conscientização universal de que as pessoas precisam unir esforços visando à preservação da VIDA!

Segurança, não se pode deixar pra depois!

Abraços!

Engº Ricardo Ribeiro.

 
Saúde Ocupacional - Exposição ao Sol
 
 
Canal Direto
Nome
E-mail
Cidade
Estado
Digite o código acima: